segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ciências - Alimentação







Uma dieta deve ser composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, que também sejam ricas em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Variar os tipos de cereais de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações.






O que é uma "ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"?
Pensando sobre esta pergunta várias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende!!! Depende do que ? Depende se você é uma pessoa normal, saudável, com o peso correto e quer apenas conservar este "status", ou se pelo contrário, você tem problemas de saúde, ou tendências hereditárias a tê-los, é obeso, ou se tem propensão a engordar... Caso você esteja bem e queira continuar assim, nós recomendamos um especial cuidado com os excessos. Portanto, não abuse das gorduras, das frituras, dos doces, das bebidas alcóolicas, refrigerantes, das carnes vermelhas, etc... Isto não significa não comer os produtos acima, apenas Cuidado! Por exemplo, existe muita gordura disfarçada nas carnes, nas salsichas, linguiças, presuntos, salames, etc. Qualquer alimento frito, pelo menos triplica a quantidade de gordura contida dentro dele. Se você gosta de doces, escolha as gelatinas e os doces de frutas que não têm gorduras (manteiga ou margarinas), leite ou ovos. Na sua rotina alimentar coma de tudo, o prato típico do brasileiro, geralmente é um bom exemplo: arroz, feijão, salada crua, verdura cozida (com pouco óleo), um pedaço de carne (aves e peixes) e de sobremesa uma fruta (de sua preferência).





Veja abaixo um cardápio de uma Dieta NÃO Saudavel:
























Agora vamos prara a parte da digestão!





Quando o alimento é deitado à boca, com a ação mecânica dos dentes (mastigação) e da ptialina (enzima contida na saliva),(ação química sobre o amido), transforma-se em bolo alimentar.



O bolo alimentar passa da faringe para o estômago, através dos movimentos peristálticos(tecido muscular liso) no esôfago, continuando a sofrer a acção da saliva.Ao chegar ao estômago, o bolo alimentar sofre a acção mecanica dos movimentos peristálticos, e a acção química do suco gástrico (contem pepsina), transformando-se em quimo.



O quimo segue então para a região pilórica, atravessa o duodeno onde recebe os sucos intestinais e o suco pancreático que, com a ajuda de enzimas, decomporão ainda mais a massa alimentar, transformando-a em quilo, que entra no intestino delgado.



Aqui, pelo efeito dos movimentos peristálticos do intestino, o quilo vai sendo empurrado em direcção ao intestino grosso, enquanto vai ocorrendo a absorção dos nutrientes, com a ajuda das vilosidades intestinais. A parte que não é aproveitada do quilo é, finalmente, evacuada pelo ânus sob a forma de fezes.

Video de Alimentação!


Obs: O video não foi feito pelo grupo, mas sim tirado do youtube!

Um comentário:

  1. ATENÇÃO

    PARA POSTAR UM COMENTARIO COLOQUE EM "COMENTAR COMO" A OPÇÃO "ANÔNIMO".

    OBRIGADA

    ResponderExcluir